Urupema
A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 chegou ao topo na sexta-feira, dia 10. A etapa 3 foi marcada por muitas disputas nos 139,3 km entre Urubici e Urupema, a cidade mais alta do estado. Na cidade mais fria do Brasil, quem encontrou a linha de chegada primeiro foi Stefan Bennet, da equipe Eurocyclingtrips. A classificação geral, porém, segue com domínio da equipe Team Medellin EPM. Walter Vargas está na frente do somatório de pontos das três etapas realizadas até o momento. Neste fim de semana serão realizadas as duas últimas provas da 26ª edição de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano.
Hoje, dia 11, os ciclistas desceram a serra e estão no litoral norte catarinense, com a etapa entre Balneário Camboriú e Nova Trento. São 95,88 km por cidades que representam o dinamismo e a prosperidade do estado, com chegada no alto do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. A largada da etapa 4, a penúltima, aconteceu às 10h, na Barra Sul, próximo ao Parque Unipraias.
O encerramento do evento esportivo será amanhã, dia 12, com uma grande festa do ciclismo na capital catarinense. Inteira em Florianópolis, a largada da etapa 5 será na Ponte Hercílio Luz, às 8h15, com chegada na Beira-Mar Norte, com uma grande estrutura para o público. Além disso, Floripa terá uma prova amadora, com largada às 7h, e também para as crianças, com início às 10h30. Às 13h, na arena da Volta Ciclística de Santa Catarina, na Beira-Mar Norte, será realizada a cerimônia oficial de premiação. O local terá espaços de convivência e bem-estar, atividades esportivas para toda a família, clínicas de ciclismo infantil e ações de sustentabilidade e inclusão.
Muitas elevações e desafios
Na etapa 3, na sexta-feira, foram 139,3 km com muitas elevações entre Urubici e Urupema. Foi uma etapa marcada pela fuga. O francês Stefan Bennet (Eurocyclingtrips) saltou à frente e ficou em segundo na meta volante e em primeiro na montanha do dia, quando já era seguido pelo brasileiro João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling). Escapados mais da metade do percurso, ficou entre os dois ciclistas a vitória da etapa. Nos metros finais, Bennet sprintou para chegar na frente. O francês cruzou a linha de chegada da etapa com o tempo de 3h44m20. A terceira colocação ficou com Vinícius Santos (São José Ciclismo). “Foi uma corrida difícil desde o começo, mas acho que foi um dia bom para mim. A vitória desta etapa era um desejo da equipe. Nas próximas etapas eu vou buscar melhorar meu desempenho e lutar também pelas classificações por pontos e de montanha. O evento é fantástico, com uma boa estrutura. É muito bom estar no Brasil e participar dessa retomada da Volta Ciclística de Santa Catarina 2025”, disse o vencedor da etapa 3, o francês Stefan Bennet (Eurocyclingtrips). “A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 tem um nível muito alto. Mas a cada etapa eu tenho me sentido melhor. Nesta sexta, me destaquei do pelotão junto com o francês. Na linha de chegada, acabei sentindo câimbras e a vitória ficou com ele. Mas estou bem feliz com o resultado. Minha ideia era descontar o máximo de tempo possível da classificação geral”, afirmou João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling), melhor brasileiro da etapa.
Apesar da vitória de Stefan Bennet (Eurocyclingtrips), a etapa 3 termina com Walter Vargas (Team Medellin EPM), ainda na liderança da classificação geral. O colombiano continua com a camisa amarela de líder da Volta Ciclística de Santa Catarina 2025. A equipe da Colômbia mantém as três primeiras colocações no somatório dos tempos das três etapas. Diego Camargo está a 4 segundos do primeiro lugar e Victor Ocampo a 5m37.
O desempenho do francês Stefan Bennet (Eurocyclingtrips) na meta volante desta sexta-feira (10) o colocou empatado na pontuação da classificação por pontos (velocistas) com o colombiano Victor Ocampo (Team Medellin EPM), que segue com a camisa verde dessa classificação. Ocampo também continua como primeiro colocado na pontuação de montanha, que dá a camisa de bolinhas ao líder desta categoria. Já na classificação dos ciclistas mais jovens, com até 23 anos, há mudança novamente. Com a terceira colocação na etapa 3, Vinícius Santos (São José Ciclismo) vai largar neste sábado (11) vestindo a camisa branca. A camiseta do líder catarinense continua com Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax).
Sobre a Volta Ciclística de Santa Catarina
A Volta Ciclística de Santa Catarina retoma seu brilho no calendário nacional e internacional. A 26ª edição do evento retoma o status de uma das provas mais importantes do ciclismo brasileiro e sul-americano. Santa Catarina é o centro das atenções do ciclismo mundial ao reunir 21 equipes de sete países. A competição contempla cinco etapas e uma programação especial em Florianópolis, totalizando 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada. Com chancela da UCI America Tour, na categoria 2.2 internacional, o evento soma pontos para o ranking das Américas e confirma o retorno do estado ao circuito global do ciclismo de estrada.
A edição 2025 conta com equipes de ponta da América do Sul e da Europa. Da Bolívia, participa o Pio Rico Cycling Team; do Chile, o Plus Performance Zeo Sport; da Colômbia, o prestigiado Team Medellín EPM; da França, o Eurocyclingtrips – CCN; do Paraguai, a Selección Nacional de Paraguay; e do Uruguai, o tradicional Club Náutico Boca de Cufré. O Brasil é representado por equipes de todas as regiões, incluindo Avaí F.C. – FME Florianópolis – APGF, Associação Pedala Itapema, Indaiatuba Cycling Team, Pindamonhangaba Cycling Team, Taubaté Cycling Team/Tarumã/Araújo Simão, Soul Extreme Racing, Swift Pro Cycling, ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, AGI Cycling Team, São José Ciclismo, Secel Jaraguá do Sul, além das seleções Catarinense, Gaúcha e Paranaense.