Não é só em outubro que ocorrem as festas tradicionais em Santa Catarina. O estado tem uma programação extensa durante o ano inteiro, em diferentes regiões.
Multicultural como é, Santa Catarina tem um rico calendário de festas tradicionais que celebram a cultura popular brasileira, as heranças de imigrantes – sejam eles alemães, italianos, austríacos, açorianos ou de outras nacionalidades – e também aquelas que festejam especialmente um prato ou ingrediente culinário ou uma tradição específica, como o cultivo de flores.
Abaixo, listamos 14 festas tradicionais de SC para você montar seu roteiro, por diferentes regiões do estado. Todas elas têm décadas de história e estão organizadas por mês de realização. Spoiler: outubro é o mês mais movimentado em terras catarinenses. Aproveite!
1. Carnaval
Como em todo território nacional, o Carnaval também é uma das festas tradicionais de Santa Catarina. A programação da festa varia de acordo com a cidade e pode incluir desfiles de escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, bailes e atividades especiais para crianças e idosos. Destaque para os municípios de São Francisco do Sul, Penha, Bombinhas, Florianópolis, Laguna e Joaçaba, a Capital Catarinense do Carnaval.
Quando: entre fevereiro e março.
2. Osterfest
A pequena Pomerode, no Vale do Itajaí, é responsável por realizar a maior festa de Páscoa do Brasil, atraindo centenas de milhares de pessoas. São quase dois meses de festividade com apresentações artísticas, gastronomia, parque de diversões, oficinas para crianças e o maior ovo e árvore de Páscoa decorados do mundo.
Tudo isso no Centro Cultural de Pomerode, com entrada paga. Considerada a alta temporada na cidade, é bom reservar hospedagem com antecedência. Confira outras festas de Pomerode.
Quando: fevereiro a abril (de 5ª a domingo).
3. Festilha
A Festa das Tradições da Ilha celebra a identidade e a história da cidade mais antiga de Santa Catarina – São Francisco do Sul. Uma das festas mais tradicionais do Norte do estado reúne gastronomia à base de frutos do mar, artesanato, apresentações culturais e shows nacionais em cinco dias de programação, concentrada em seu encantador Centro Histórico, de frente para a Baía Babitonga.
Quando: abril.
4. Festa Nacional da Maçã
Capital Nacional da Maçã, São Joaquim, na Serra Catarinense, tem uma festa especialmente em homenagem à fruta que tem selo de Identificação Geográfica e movimenta a economia local.
Durante três dias, o Parque Nacional da Maçã concentra shows regionais, nacionais, exposições, artesanato, feira de produtos típicos serranos e gastronomia. Tudo isso com entrada gratuita (exceto para os shows nacionais).
Quando: maio.
5. Festa Nacional do Pinhão
A maior festa da Serra Catarinense ocorre em Lages e celebra a cultura e a gastronomia serranas. Além de grandes shows nacionais de diferentes gêneros musicais, o evento promove festivais de música nativista (Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense).
Na praça de alimentação, o visitante encontra pratos à base de pinhão e há também espaço para artesanatos e produtos típicos serranos. São cerca de 15 dias de festa, no Parque de Exposições Conta Dinheiro e no calçadão da Praça João Costa.
Quando: junho.
6. Festa da Gastronomia Típica Italiana
Um dos principais eventos da região Sul catarinense, a festa na charmosa Nova Veneza dura em torno de cinco dias e celebra a herança gastronômica dos imigrantes italianos.
A programação se concentra na Praça Humberto Bortoluzzi e inicia com o tombo da polenta. Tem ainda shows locais, nacionais, apresentações de grupos folclóricos e o famoso “Carnavale Di Venezia”. O desfile de máscaras inspirado no carnaval italiano é o ponto alto da festa.
Quando: junho.
7. Fenaostra
Outra das festas tradicionais de SC celebra uma iguaria culinária: a Ostra, da qual Florianópolis é considerada Capital Nacional, sendo responsável por mais 80% da produção de todo país.
Além de vários restaurantes que oferecem diferentes preparos de ostras, o evento oferece shows regionais e nacionais, de diferentes gêneros, exposições, baile para idosos, apresentações culturais e feira de artesanato com criações autorais e identidade cultural. Tudo isso no CentroSul.
Quando: julho.
8. Oktoberfest
Uma das maiores festas tradicionais em Santa Catarina, a Oktoberfest em Blumenau é a maior festa alemã das Américas. São 19 dias contínuos de festividade, em uma programação que reúne muita gastronomia típica, chopes artesanais, shows nacionais e internacionais de bandas folclóricas, competições e desfiles.
A maior parte da programação ocorre no Parque Vila Germânica. Neste período do ano, mais de 500 mil pessoas passam por Blumenau, o que requer garantir a hospedagem com antecedência.
Quando: outubro.
9. Fenarreco
Outra das festas tradicionais de SC, a Fenarreco é o maior evento cultural e gastronômico de Brusque. O carro-chefe da festividade é o marreco recheado, preparo tradicional dos imigrantes alemães no Vale do Itajaí.
A programação conta também com bandas de músicas folclóricas, desfile, brincadeiras e competições clássicas e parque de diversão. A festa tem duração de 11 dias e se concentra no Pavilhão da Fenarreco, no Centro.
Quando: outubro.
10. Marejada
Realizada em Itajaí, a Marejada é a maior festa do pescado do Brasil e celebra as tradições açorianas em 18 dias de muita gastronomia à base de peixes e frutos do mar, shows, danças folclóricas, além de parque de diversões e área kids.
O evento ocorre no Centreventos de Itajaí, com entrada gratuita. A festa também se destaca por suas ações de sustentabilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência, neurodivergências e idosas.
Quando: outubro.
11. Tirolerfest
Conhecida como o “Tirol Brasileiro”, a pequena Treze Tílias, no Meio-Oeste catarinense, celebra a herança austríaca dos imigrantes na Tirolerfest.
Em quatro dias, a programação é preenchida por shows, desfiles e gastronomia típica, com destaque para quantidade de apresentações de danças folclóricas e para cerimônias religiosas, incluindo missas e romaria. A festa ocorre no Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz, com entrada gratuita.
Quando: outubro.
12. Festa dos Imigrantes
Em um único evento, Timbó (no Vale do Itajaí) celebra as tradições de seus imigrantes italianos e alemães. Assim, a programação traz uma combinação das duas culturas.
Na gastronomia, há tanto chope quanto vinho, joelho de porco e currywurst como também polenta, risotos e macarrão caseiro. As apresentações de dança, música e os desfiles igualmente contemplam os ítalos-germânicos, em 10 dias de festa no Parque Henry Paul, com entrada gratuita.
Quando: outubro.
13. Schützenfest
A mais tradicional das festividades de Jaraguá do Sul é a maior Festa de Atiradores do Brasil e celebra a tradição do tiro ao alvo esportivo trazido à cidade pelos imigrantes alemães.
São 11 dias de programação com apresentações de grupos e bandas folclóricas, desfiles, gastronomia tradicional e competições, no Parque Municipal de Eventos. Antes de novembro chegar, também dá para aproveitar uma série de eventos preparatórios para a Schützenfest.
Quando: novembro.
14. Festa das Flores
Os mais de 80 anos de realização fazem da Festa das Flores uma das festas tradicionais de Santa Catarina e a principal festividade de Joinville, no Norte catarinense.
Durante seis dias, o evento transforma o pavilhão do Centro de Convenções e Exposições da Expoville em um imenso e colorido jardim, além de oferecer mercado de plantas, oficinas de cultivo, feira multissetorial, apresentações culturais e praça gastronômica. A entrada é paga.
Quando: novembro.
Nd+ 10 outubro 2025 às 09h29